top of page

Famílias Logicas

  • andressatimoteo
  • 13 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Hoje o assunto abortado será famílias logicas CIs. As famílias logicas se distinguem uma das outras pelo tipo de dispositivo semicondutor e resistores que são interligados para formar a porta lógica de acordo com a tecnologia empregada na fabricação. Dentre essas tecnologias utilizadas temos as seguintes:


RTL (Lógica Resistor-Transistor): utiliza apenas resistores e transistores em seus circuitos. É uma das primeiras famílias transpostas para os CIs.


DTL


(Lógica Diodo-Transistor): utiliza diodos e transistores em seus circuitos funcionando em dois estados, saturado e cortado. Possuem tempo de atraso alto.


ECL


(Lógica Acoplada pelo Emissor): usa muitos transistores bipolares por porta. Nessa família é a corrente elétrica que carrega a informação e não a tensão, sendo este o inconveniente (é mais difícil medir corrente). Possui alta velocidade de comutação e é usada em integração pequena e média escala. Possuem alta velocidade e alto consumo de potência.


TTL


(Lógica Transistor-Transistor): utiliza transistor bipolar como elemento principal. Evoluiu da família DTL substituindo os diodos por transistores. É usada em circuitos de pequena e média integração. Apresenta boa imunidade ao ruído.


MOS


(Lógica Metal-Óxido Semicondutor): Utiliza o MOSFET sem a necessidade de uso de resistores, e por esse motivo ocupam pouco espaço, e então são apropriados para integração em média e muita larga escala. Portanto, possuem alta densidade de integração, baixo consumo de potência, porém baixa velocidade de operação.


CMOS


(Lógica com MOS de Simetria Complementar): Utiliza o MOSFET tanto canal P como canal N. São mais complexos do que os MOS e possuem menor densidade, porém possuem alta velocidade de operação e consumo de potência extremamente baixo. Permite larga escala de integração, porém mais baixa do que os dispositivos MOS.


BiCmos


Combina os circuitos bipolar e CMOS no mesmo CI. Apresentam as vantagens de ambas tecnologias, tais como, baixas potência, alta impedância de entrada e amplas margens de ruído do CMOS aliadas à alta velocidade de operação dos transistores bipolares. A família BiCMOS procura combinar o melhor das tecnologias CMOS e bipolar para obter uma classe de circuitos que é muito útil, quando se necessita de capacidades de fornecimento de corrente superiores às disponíveis na tecnologia CMOS. Além disso, a tecnologia BiCMOS possibilita a realização de funções analógicas e digitais no mesmo chip, tornando o possível o “sistema em um chip” (“system on a chip”). Portanto, permite o desenvolvimento de circuitos VLSI com alta densidade, velocidade e potência. Como sempre, existe um preço a pagar, que é uma tecnológica mais complexa e mais cara que a CMOS.



Segue abaixo o PDF do Jamboard sobre famílias lógicas que foi desenvolvido em sala de aula com maior explicação sobre o assunto de forma mais dinâmica.






 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2021 por Andressa Tech. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page