Multiplexador e Demultiplexador
- andressatimoteo
- 30 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
O multiplexador e Demultiplexador esta de certa forma ligada ao post anterior onde falamos de (DE)CODIFICADORES pelas suas caracterizas de decodificação e também serem conhecidos como seletor de dados. Se acaso não viu o post anterior irei deixar o link aqui: https://andressatech.wixsite.com/website/post/de-codificadores
MULTIPLEXADOR
Um multiplexador, ou apenas mux para abreviar, é um circuito lógico que insere dados digitais a partir de diversas linhas de entrada em uma única linha de saída.
Sendo um dispositivo que permite que informações digitais de diversas fontes sejam encaminhadas para uma única linha para ser transmitida em seu destino.
Exemplo teórico
Um exemplo seria em casos em que você só tem um 'canal' e diversos dispositivos precisando utilizar este canal. Com o MUX é possível selecionar qual dispositivo utilizará o canal em cada momento sem um atrapalhar o outro.
Exemplo prático
Na pratica irei demostrar uma simulação de MUX em forma animada que montei para um caso de 4 entrada + 2 entrada de endereço para selecionar qual será sua saída .
1º Temos a tabela verdade que mostra quais será nossos parâmetros de simulação

2º Animação do funcionamento simulado:
DEMULTIPLEXADOR
Um demultiplexador (demux) é um circuito lógico que insere dados digitais de uma linha de entrada para diversas linhas de saída. Essencialmente, um demux faz o contrário do mux.
Exemplo teórico
O exemplo seria o inverso do MUX onde o DEMUX será utilizado na outra extremidade do 'canal' selecionando para qual dispositivo o sinal de entrada será direcionado.
Exemplo prático
Na pratica irei demostrar uma simulação de DEMUX em forma animada que montei para um caso de 4 saídas + 2 entrada de endereço que ira definir suas saídas finais.
1º Temos a tabela verdade que mostra quais será nossos parâmetros de simulação

2º Animação do funcionamento simulado:
Ligações entre MUX/DEMUX
Exemplo prático
A junção de ambos e seu funcionamento em uma animação. 1º Temos uma tabela que mostra quais será nossos parâmetros de simulação

2º Animação do funcionamento simulado:
Referencias:
FLOYD, Thomas. Sistemas Digitais: Fundamentos e Aplicações. 9ª ed. São Paulo: Artmed, 2007. 888 p.
Comentarios